As antigas grandes potências da Europa Ocidental após a Segunda Grande Guerra perdem suas posições de destaque para dois novos poderes que vinham se fortalecendo durante o decorrer do século XX. Esses dois polos defendiam estruturas de governo distintas.
Figura 1: A divisão política da Europa durante a Guerra Fria. Disponível: http://bibliotecadigital.sedis.ufrn.br/interativos/geopolitica/img/figura13.jpg
Os Estados Unidos da América (EUA) liderava o grupo capitalista, e reunia consigo um grande poder econômico, militar e armamentista. Já a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), liderava um grupo de países socialistas, que divergia suas estruturas governamentais das propostas nos países Capitalistas. Essa divisão polarizou o mundo, dividido politicamente em dois polos, os Capitalistas e os Socialistas.
Figura 2: Capitalistas x Socialistas. Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVTFeD27mrYwHY9vG9C-3K6IB6qQF3IyrfudkunnWWRtLuAN0hWjMrxFBLTlxVi9sYcZo74oA82n2eQBypWDtWEYse3CZytZ21IeZ5NOmfHmdR9GKLYWZHoftHP4eqIVpmipZC3lyEeeNi/s1600/charge_guerra_fria_6.jpg
Essa divisão do mundo é nominada como Guerra Fria, acontecendo entre 1947 e 1991. O conflito político e ideológico entre essas duas nações nunca gerou um conflito armado direto entre o EUA e a URSS, porém ocasionou conflitos armados em outras localidades que apoiavam um dos lados da batalha.
Alianças miliares foram se formando a partir de organizações criadas e defendidas pelas duas potências, o EUA criou a Otan - Organização do Tratado do Atlântico do Norte, uma aliança que instalava armas nucleares na Europa Ocidental, que ficavam sob seu controle. Após o fim do governo Stalinista, a URSS formulou uma aliança também, conhecida como Pacto de Versóvia.
A corrida armamentista é uma das características desse período. Essa disputa de poder bélico, consistia-se em uma aura de medo sobre a possibilidades das armas nucleares criadas serem acionadas, formando uma Terceira Grande Guerra.
Ouve também uma corrida técnico-cientifica, ocasionando nas conquistas espaciais que se seguiram. Começaram a competir quem mandaria o primeiro satélite, quem faria o primeiro voo espacial com uma tripulação, e até mesmo quem colocaria o primeiro homem na lua.
Figura 3: Primeiro Homem na lua. Disponível em: https://i.em.com.br/fnyZ3MKo_QnJPEQdHMV7nY3g0sc=/790x/smart/imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2019/07/19/1070843/20190719100729311449u.jpg
No período da Guerra Fria um conflito muito violento ocorreu na Coreia. Após o fim da Segunda Guerra, os EUA e a URSS ocuparam partes daquele território, sendo que o sul ficou sob influência estadunidense, e o norte sobre o espírito soviético. Essa divisão se manteria até as eleições gerais, ocasionando em uma unificação do território. Porém, no ano de 1950 os norte-coreanos invadiram militarmente o território sul, formando um conflito armado, durante três anos ao todo. Os Estados Unidos interveio em apoio ao Sul, e a União Soviética e as tropas chinesas me apoio ao Norte. No ano de 1953 realizaram uma negociação de paz, e tudo voltou a ser como era antes do confronto.
Figura 4: Quadro de Pablo Picasso - Massacre na Coreia, que foi produzido com o intuito de criticar a intervenção estadunidense na Guerra da Coreia. Disponível: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjw-2vHNaSZom0ZZU_xNi7Qw14_tnS6tpoeoLm_L-IOQv8bWdQvODHFTQDHnNEqEIzxpEN_gijlruVyrqUc7qR4AiYZ_gt01tF9ecKaC_8PAPqWTQitW3C6Jr9SWm-EslN9J11zq6r9Oed3/s640/PicasMassacre.jpeg
Na década de 1980 o governo russo começa a se enfraquecer, por sofrer uma série de transformações no bloco socialista, mas o que marca a queda dos governos comunistas, foram as reformas feitas para a reestruturação da economia e a liberação política.
Ações que marcam também o fim da Guerra Fria são: a queda do Muro de Berlim; a unificação das duas Alemanhas e o desmembramento dos países que faziam parte da União Soviética.
Figura 5: Queda do Muro de Berlim. Disponível em: https://abrilsuperinteressante.files.wordpress.com/2018/11/queda-do-muro-de-berlim.png
A ideia para o uso do plano são slides com informações e imagens, e trabalhar com a imaginação e o conhecimento prévio dos alunos, para que a partir do que eles vêem nas imagens, digam o que eles estão vendo ou acham que a imagem retrata e depois dialogar sobre a temática e o acontecimento que às fotos estão remetendo. Sendo assim, algumas dessas imagens, mais algumas outras seriam utilizadas durante as aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário