O Segundo Governo de Vargas
O segundo governo de Getúlio Vargas iniciou-se em 1951, após vitória nas eleições presidenciais realizadas no ano anterior, em 1950.
Figura 1, Disponível em:
https://images.app.goo.gl/QC2fk9uwLrodovFS6
Eleições de 1950
Durante o mandato presidencial de Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas já se articulava politicamente para planejar o seu retorno à presidência do Brasil. Em dezembro de 1946, rompeu politicamente com o governo de Eurico Gaspar Dutra e partiu à procura de alianças para fortalecer sua campanha eleitoral.
Figura 2, Disponível em:
https://images.app.goo.gl/g6DMRwe7MeXTS2KJ6
Segundo governo de Vargas
O debate político durante o segundo governo de Getúlio Vargas concentrou-se, principalmente, na questão do desenvolvimento econômico do Brasil. Esse debate gerou uma divisão muito clara nos quadros políticos brasileiros entre aqueles que defendiam o desenvolvimento de uma forma mais nacionalista e aqueles que defendiam o desenvolvimento do Brasil sob a influência do capital internacional.
Figura 3, Disponível em:
https://images.app.goo.gl/dBTz63nErbfgGdQN7
Atentado da Rua Tonelero
A situação do governo de Getúlio Vargas era delicada, no entanto, a oposição não possuía ainda algo que causasse a derrubada de Vargas de maneira definitiva. O estopim que desencadeou o fim do segundo governo de Vargas aconteceu no dia 5 de agosto, quando Carlos Lacerda sofreu um atentado quando chegava em sua residência na Rua Tonelero, em Copacabana.
Figura 4, Disponível em:
https://images.app.goo.gl/iR8BMiBBYWDRiXUXA
Então, na manhã de 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas, isolado em seu quarto, cometeu suicídio ao atirar contra o próprio peito. A notícia do suicídio de Vargas sensibilizou a população. Muitos, aos prantos, foram às ruas chorar a morte do presidente. A reação das massas foi tamanha que diversos símbolos da oposição ao governo foram atacados. Carlos Lacerda, por exemplo, teve de fugir às pressas do Rio de Janeiro.
Figura 5, Disponível em:
https://images.app.goo.gl/ym66D3JZK8sg8A8N9
Belinha esse é o meu tema, você repetiu.
ResponderExcluir