domingo, 8 de dezembro de 2019

    Gostaria de compartilhar um artigo da Professora Sarita Maria Pieroli da rede estadual de ensino do Estado do Paraná, município de Londrina. Participante do Programa de Desenvolvimento da Educação do Paraná, de 2007. 
    A professora destaca em seu texto a necessidade de novos meios para ajudar o aluno na compreensão e no despertar para o um senso crítico, algo fundamental para a formação da cidadania. 
Sabemos que a musica tem um poder transformador e principalmente carrega com sigo toda a carga simbólica de sua época de produção.
   Nesse sentido ao desenvolver um trabalho que aborda a música como fonte histórica na sala de aula os alunos são projetados para perspectiva que transpassa  a dinâmica dos livros didaticos. Sabemos das dificuldades que os professores passam ao tentar prender a atenção de uma sala inteira, alcançar esse resultado não é uma tarefa fácil.  A música entra com peça chave para chamar a atenção e levar conhecimento, de maneira nenhuma essa ferramenta deve ser usada de forma ingénua, estamos falando de uma aula de história onde o seu maior ensinamento é mostrar como a música tem o poder de transformar as pessoas.  
   A ditadura militar no Brasil é um período de grande repressão artística devido ao mecanismos de regulamentação moral do estado, mesmo com as dificuldades da época os artistas souberam deixar o seu recado. Artistas como Chico Buarque, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Raul Seixas entre outros marcam esse período destacando a sua musica nas rádios, televisões e festivais. E assim ao abordar essa perspectiva o professor cria um universo que remonta o cenário da época, porem é necessário destacar também as musicas e artistas que apoiavam o regime autoritário,  e deste modo o estado por sua vez incorporava as canções que estavam alinhadas com o discurso oficial do governo. 
  De modo geral a ideia de incorporar a musica no discurso histórico parece simples mas garante um grande resultado. Para provar a sua aplicabilidade a professora e pesquisadora em questão elabora uma metodologia que é possível perceber o quando os alunos aprenderam com a musica. 

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PIEROLI, Sarita Maria, DITADURA MILITAR NO BRASIL (PÓS-64) ATRAVÉS DA MÚSICA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA.  GestãoEscolar.diaadia, 2014. Desnível em < DITADURA MILITAR NO BRASIL (PÓS-64) ATRAVÉS DA MÚSICA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA > Acesso em: 05/12/2019.



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