quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

                                   Plano de aula : Memórias do Holocausto

O plano de aula em questão traz consigo a premissa de uma imersão em um dos maiores campos de concentração nazistas erguidos durante a 2a guerra mundial, o campo de Auschwitz erguido na cidade de mesmo nome na fronteira da Alemanha com a Polônia, o objetivo dessa aula é levar os alunos através dessa experiência imersiva a entender como se dava a dinâmica  nesses lugares e perceber de forma mais intimista o horror a que foram submetidos alguns povos pelo regime nazista.

A aula contará com elementos visuais e sonoros para intensificar a sensação de imersão, um áudio de um trem apitando e chegando no campo de concentração seguido da imagem abaixo dará início a aula.

A imagem acima era uma das entradas de Auschwitz por onde o trem com prisioneiros chegava.

Após isso será lido o discurso abaixo:

"Em nome da administração do campo eu lhes dou as boas-vindas. Isto não é uma colônia de férias mas um campo de trabalho. Assim como nossos soldados arriscam suas vidas na frente de combate para conquistar a vitória para o Terceiro Reich, vocês terão que trabalhar aqui para o bem-estar de uma nova Europa. Como vocês irão desempenhar essa tarefa depende apenas de vocês. A chance existe para cada um de vocês. Vamos cuidar de sua saúde e também ofereceremos trabalho bem pago. Após a guerra, vamos avaliar todos de acordo com os seus méritos e tratá-lo adequadamente.
Agora, por favor tirem suas roupas. Pendurem as roupas nos cabides que nós providenciamos e por favor lembrem-se de seu número (no cabide). Depois de seu banho haverá uma tigela de sopa e café e chá para todos. Oh sim, antes que eu me esqueça, depois do banho por favor tenham seus certificados, diplomas, boletins escolares e outros documentos à mão, para que possamos empregar todos de acordo com seu treinamento e habilidade.

Os diabéticos que não podem consumir açúcar comuniquem ao pessoal de serviço após o banho".

O discurso acima era repetido a cada chegada de trem no campo e pertence a Franz Höesller alto oficial nazista e o homem que comandava Auschwitz . 

Após a leitura do discurso de Höesller serão exibidas fotos do local para dar aos alunos uma dimensão do que era um campo de concentração : 



Bloco 12 : um dos dormitórios de Auschwitz.

Corredor 11 : o corredor onde ficavam as solitárias , celas com tamanho de 2 por 1 para onde eram levados os prisioneiros que se " rebelavam".

Um dos crematórios onde os prisioneiros mortos eram incinerados, filtros eram instalados nas chaminés dos crematórios para disfarçar o cheiro de carne queimada.

Desembarque de prisioneiros : o emblema costurado na roupa indicava sua origem, uma estrela de Davi costurada na roupa significava que o prisioneiro era judeu.

Dormitório feminino de Auschwitz.

Umas das entradas de Auschwitz : o nível de deboche sádico dos nazistas fica evidente nessa foto pois no arco acima do portão estão escritas as palavras " Arbeit Macht Frei" que em alemão quer dizer: " o trabalho dignifica " .

Foto do interior de uma das câmaras de gás de Auschwitz.

Todo prisioneiro que ingressava em Auschwitz tinha um número tatuado no corpo. Os soldados de Auschwitz só se referiam aos presos através desse número.

Livro de registro das crianças prisioneiras em Auschwitz.

Como dito acima , cada gênero de prisioneiro recebia uma espécie de identificação em seu uniforme, a identificação acima servia para identificar os prisioneiros homossexuais.

Após a exibição das imagens seria feita uma dinâmica para se trabalhar com as memórias desses lugares, papéis dobrados seriam entregues aos alunos e será pedidos a eles que leiam o que está escrito ali, nos papéis estão escritos relatos de sobreviventes de Auschwitz.

Referências :

KLARSFELD, Beate.HELLMAN, Peter. O Álbum de Auschwitz, Editora Random House, Nova York, NY, 1981.

COTRIM,Gilberto. História Global, 3a edição, Editora Saraiva, São Paulo, SP, 2016

RUIC, Gabriela. 10 Relatos de Sobreviventes de Auschwitz, Revista Exame, São Paulo, SP, 2018.

  




Nenhum comentário:

Postar um comentário